O que é vírus?


Vírus... Palavra muito utilizada por usuários de computadores, é utilizado por pessoas mal-intencionadas, conhecidas como hackers. Você já deve ter utilizado este vocábulo, mas você sabe o que é vírus? Como ele age em seu computador e como combate-lo?



Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. Wikipédia
Bom, vírus, como vimos acima, é um programa de computador, criado por hackers, para danificar ou deletar arquivos, assim, obrigando o usuário à formatação.

Muitas vezes confundido com malware, que é outro tipo de programa malícioso, o vírus não age sozinho, ele precisa da ação do usuário desinformado para invadir e atacar um computador, muitas vezes vindos em links de e-mails (na maioria das vezes notificações de bancos).

Para evitar a proliferação dos vírus, o usuário deve ser cauteloso ao navegar na internet, evitando clicar em qualquer anúncio duvidoso, como links em e-mail, ou em redes sociais. Anúncios do Google, como podemos obsevar na barra lateral aqui do site, não é vírus e nem perigoso, são simples anúncios pagando os autores de sites para enviar visitas aos anunciantes.

Caso seu computador já esteja infectado com essas pragas virtuais, basta vasculhar seu computador com os Antivírus, caso esteja procurando-os para baixar, prefira os mais famosos e conhecidos, pois antivírus desconhecidos podem ser falsos softwares, programas feitos por hackers, para deixar seu computador vulnerável aos ataques.

3 comentários:

  1. Todo cuidado é pouco!

    Parabéns pelo post!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E ai João,

    desistiu da parceria? O seu link está no blog desde quando combinamos.

    Entre em contato.

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu com o blog? Desistiu do projeto?

    Aguardo informações...

    Abraço!

    ResponderExcluir

Template por Dicas Blogger © Ponto Tecnologia - Todos os direitos reservados. 2010.