O que é HD, o Disco Rígido ?

O Disco Rígido, sendo abreviado por HD (que vem do inglês Hard Disc), é a peça do computador ou notebook que registra, ou melhor, armazena todos os dados do usuário, como as informações do sistema, programas, jogos, etc.


Por ser uma memória não volátil, permite a sua releitura após a reinicialização do sistema, ou seja, o que nele é armazenado, não será perdido, apenas se o usuário desejar. Um exemplo de memória que funciona exatamente ao contrário é a Memória RAM, que é uma memória volátil, ou seja perde os dados ao desligar o sistema.

A capacidade dos HDs aumentou muito comparando aos produzidos 10 anos atrás, que quando se comprava uma peça de 160 GB era motivos para invejar qualquer um.


Já os mais atuais tem uma capacidade muito maior, os padrões são 320 GB e 500 GB, mas com uma rápida busca encontra-se exemplares de 1 até 2,5 TB (1 TB é igual a 1000 GB!).

Mas o motivo para tamanho armazenamento, tem sido o aumento significativo de download de filmes completos, download de cds, download de jogos completos, etc. O que está gerando uma certa polemica, pois a cada dia surge centenas de websites disponibilizando este tipo de conteúdo, mas este é um assunto para outra hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Template por Dicas Blogger © Ponto Tecnologia - Todos os direitos reservados. 2010.