O que é Memória RAM ?

As principais configurações analisadas quando vamos comprar um computador ou notebook, são: processador, capacidade do disco rígido e a Memória RAM.

Mas você sabe o que é Memória RAM?

Primeiramente, o significado de RAM é Random Access Memory, que traduzindo para o português temos Memória de Acesso Aleatório.

A Memória RAM é usada pelo processador para armazenar dados dos arquivos e programas que estão sendo executados. Mas também guarda as informações principais dos mesmos, para que futuramente possa ser lida novamente pelo processador, assim, abrindo o programa mais rapidamente.
(Faça o teste, ao reiniciar o computador, abra algum programa e feche-o, depois abra de novo, veja como na segunda vez, ele abre mais rapidamente).

Quando o sistema é desligado ou reiniciado, todos os registros são apagados, deixando-a vazia novamente. Já quando o sistema é hibernado, todo o conteúdo da memória é copiado para o HD, e quando é inicializado é feito a transferência de volta para a memória, continuando tudo de onde parou.

Facilitando o entendimento, imagine uma mesa, gavetas e uma estante na parede. Ao entrar na sala você pega alguns documentos, usa-os na mesa e em seguida guarda nas gavetas. A cada novo arquivo você vai até a estante pegar, e depois do uso o coloca na gaveta. Caso queira pegar o mesmo documento, você não necessita ir na estante novamente, basta abrir a gaveta.

É aí que realmente observamos a funcionalidade da Memória RAM, ela facilita a releitura de algum arquivo. Desta forma o processador não perde tempo indo até o disco rígido para buscar informações.

As Memórias RAM de uso doméstico tem capacidade de 256 MB até 4 GB, mas sempre dobrando a capacidade de memória da anterior. Já as de uso específico, a capacidade da memória tem uma maior exigência, sendo usados em média 32 GB!

Vale ressaltar que não existe apenas um tipo de memória, hoje em dia são usadas as memórias DDR, DDR2 e DDR3, cada uma com o dobro da velocidade de transferencia de dados da anterior.


Memórias DDR1 com 100 MHz possui uma taxa de transferência de 1600 MB por segundo.







Memórias DDR2 com 100 MHz possui uma taxa de transferência de 3200 MB por segundo.




Memórias DDR3 com 100 MHz possui uma taxa de transferência de 6400 MB por segundo.




Como podemos observar uma é o dobro da velocidade da outra, dessa forma, uma memória DDR3 de 2GB é mais rápida do que uma DDR2 com os mesmos 2GB.

Bom, me limitei ao básico para não ficar muito extenso, e o objetivo era explicar o que ela realmente é, e não cada detalhezinho. Espero que tenha ficado claro e de fácil entendimento. Tem dúvida? Sugestão ou crítica? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Template por Dicas Blogger © Ponto Tecnologia - Todos os direitos reservados. 2010.