Mas afinal, O que é o Processador?

Hoje em dia, mais e mais pessoas querem seguir sua vida profissional na área da informática. Mas como em qualquer outro ramo, requer muito esforço e estudo. E, sem o devido cuidado no início, acabam se prejudicando no futuro por não terem conhecimento de uma das peças mais básicas de um computador, o Processador.

Mas afinal, o que é o Processador?

Bom, buscando no Wikipédia encontraremos a seguinte definição...

O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador, escolhido entre os disponíveis no mercado, determina, em certa medida a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele compreende.

Entendeu? Não.

Processador é a Unidade Central de Processamento (que vem do inglês Central Processing Unit, CPU), é nele que todo o processamento do computador é feito, e como vimos acima é nele que é tomada todas as decisões, ou seja, seria o cérebro do computador.
Não gosto dessa expressão, cérebro, mas é essa que você encontra em outros sites explicando este complicado tema. Por isso resolvi criar um exemplo para facilitar a vida de todos, até a minha, pois com ele qualquer um entende. Veja abaixo...

Imagine uma sala com...
Uma mesa com gavetas, uma prateleira e um trabalhador.

Onde...
A mesa seria o seu desktop, ou melhor a tela do seu computador. As gavetas seriam a memória RAM. A prateleira o seu Disco Rígido, HD. E o trabalhador seria o Processador.

Você é o chefe, e pede para o trabalhador pegar tal documento. Ele olha as gavetas, se encontrar, o coloca na mesa. Se não encontrar, vai até a prateleira, e logo depois coloca na mesa.

Explicando de uma forma mais técnica seria o seguinte:

Você, usuário, clica no ícone de um programa para abri-lo. Este comando chega ao Processador, que vasculha a Memória RAM, procurando por vestígios do programa, abrindo-o mais rapidamente (aliás, esta é a função da Memória RAM, sendo "limpada" cada vez que o sistema é reiniciado). Se não encontrar na Memória RAM, o Processador recorre ao Disco Rígido, abrindo na sua tela.

Observações:

1°) Quanto maior a velocidade do Processador, mais rapidamente ele trabalha, óbvio.
2°) É mais fácil pegar o "livro" inteiro na prateleira, ou pegar páginas soltas espalhadas? Com certeza pega-lo inteiro. Para isso que serve o "Desfragmentador". Ele organiza os documentos (no registro, não muda as pastas, só comandos internos) separando-os, assim, quando o Processador for vasculhar pelo arquivo o encontrará inteiro, não perdendo tempo para achar outras partes.
3°) Processadores Multinucleares, seria como se tivesse 2, 4, 8, ... trabalhadores buscando os arquivos.

Basicamente é isso. Espero que tenha ficado claro e fácil para entender.

Um comentário:

Template por Dicas Blogger © Ponto Tecnologia - Todos os direitos reservados. 2010.